UIA
Caracterização e Diagnóstico A área escolhida para o projeto do concurso “Celebrações das Cidades” da União Internacional de Arquitetos – UIA se localiza na margem da zona central da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. A área está situada em uma região com baixa densidade e reduzido valor imobiliário para sua localização, mas de grande potencial. A área de intervenção abrange uma quadra do parcelamento composta por 50% de vazio urbano e 50% de galpões abandonados, uma avenida que possui um projeto setorial de urbanização (transporte coletivo) e uma praça que possui um projeto do paisagista Roberto Burle Marx que hoje se encontra desfigurado. O plano diretor da cidade e a lei complementar de zoneamento do uso do solo qualificaram a área escolhida para a intervenção como zona estrutural, apropriada ao adensamento e à verticalização, com índice de aproveitamento urbanístico de até quatro vezes a área do terreno. A Quadra - Os sete galpões ocupam 100% de seus terrenos; - As calçadas dos logradouros públicos são estreitas; - Nos galpões faltam qualidades arquitetônicas e urbanísticas; - Os galpões são ao mesmo tempo marco (foram construídos a várias décadas) e barreira (não permite a visualização das áreas posteriores) visual; - Metade da quadra está desocupada; - Atualmente a quadra não cumpre sua função social. A Avenida - Projeto setorial de urbanização, transporte coletivo, com canaleta central; - Antigo leito da ferrovia; - Velhos galpões desocupados ao longo da via; - Pouca vegetação ao longo da via; - Dificuldade de transposição em alguns trechos; - Ocupação da canaleta central por uma feira aos domingos; - Pouca utilização da canaleta central pelo sistema de tranporte; - Maior quantidade de áreas destinadas a veículos do que para pedestres; - Baixo valor imobiliário. A Praça - Projeto do paisagista Roberto Burle Marx descaracterizado;MEMORIAL
Conceito Celebrar a cidade por meio da criação de um espaço Multifuncional e Interativo em uma área com necessidade de requalificação e regeneração urbana, valorizando aspectos ambiental, cultural, social, econômico e da mobilidade, buscando a participação do poder público e da iniciativa privada de forma sustentável. Viabilidade O projeto deverá ser viabilizado com a utilização do instrumento “operação urbana consorciada” que foi aprovado pelo Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257 de 2001